domingo, 9 de maio de 2010

Dia das Mães - Saiba Como Surgiu Esta Data

Para mim, todos os dias é dia das mães.
Todo dia é um dia totalmente especial para estar com minha mainha.

Mesmo não havendo muita troca de carinho, os nossos olhos falam por nós.

Mainha, você é e sempre será muito importante na minha vida!

Tenho em você um exemplo de envelhecer com sabedoria, superando tudo e fazendo sempre de um novo amanhecer... um novo dia.

Te amo!




Mas, vamos conhecer o porquê do Dia das Mães ser comemorado no segundo domingo de Maio. Abaixo colocamos um breve histórico de como surgiu a comemoração do Dia das Mães.

  • Grécia Antiga: Festa em honra à deusa Rhea, a Mãe de todos os Deuses.
  • Inglaterra, séc. XVII: o quarto domingo da quaresma passou a ser dedicado às mães das operárias, que passaram a ter um dia de folga para ficarem com suas mães, dando origem ao Mothering Day (Dia das Mães).
  • Estados Unidos, 1872: Julia Ward Howe, autora de O Hino de Batalha da República deu as primeiras sugestões de criação de uma data para Homenagear as Mães.
  • Estados Unidos, 1905: Anna Jarvis perde sua mãe e entra em depresão. Para tentar ajudá-la, seus amigos propõem uma comemoração para perpetuar a memória de sua mãe. Ana aceita desde que a festa se estendesse a todas as mães, vivas ou mortas, para fortalecer os laços entre mães e filhos. Anna passou então a lutar pela instituição de um Dia das Mães.
  • Estados Unidos, 1910: Primeira celebração oficial do dia das Mães, incorporado ao calendário de datas comemorativas do Estado da Virgínia Ocidental em 26 de abril. Vários outros Estados fizeram o mesmo
  • Estados Unidos, 1914: O Presidente Woodrow Wilson unificou a celebração em todos os Estados, fixando-o no segundo domingo de Maio. Logo outros países seguiram o exemplo.
  • Brasil, 1918: A primeira comemoração do Dia das Mães foi promovido pela Associção Cristã de Moços de Porto Alegre em 12 de Maio.
  • Brasil, 1932: Getúlio Vargas oficializa a comemoração do Dia das Mães no segundo domingo de Maio.
  • Brasil, 1947: A Igreja Católica incorporou a comemoração ao seu calendário oficial de celebrações.
Fonte: Tudo Sobre o Dia Das Mães

O que você achou do Post? Deixe seu Comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário